Images

Fansubs em crise... Saiba mais

Furacão Megaupload faz estragos nos fansubs deixando milhares de usuários desabrigados!!



No dia 19/01/2012 o Governo dos EUA mandou fechar o maior site de compartilhamento do mundo, o Megaupload, prendendo até o seu fundador. O site era um dos maiores que possibilitam compartilhamento de arquivos, nele era possível upar até 1GB de informação online.  A prisão de seu fundador aconteceu  um dia depois de protestos contra o Sopa e o Pipa.

A acusação era de que  o Megaupload.com fazia pirataria online, dando um prejuízo aos copyright (detentores de direitos autorais) em mais de US$ 500 milhões dólares.




Mas como isso afetou os nossos fansubs?
O megaupload era muito atrativo em vários quesitos: preços baixos, disponibilização de alocação de arquivos maiores do que outros concorrentes (isso acarretaria numa boa qualidade de arquivos online) e taxa de velocidade de download rápida.


Logo, o megaupload virou referencia de todos os fansubs do Brasil. Era tão seguro que todos os projetos ficaram nele, nem precisando dessa forma fazer backup.

Com a queda inúmeros fansubs viram trabalhos de anos perdidos, estávamos diante de fansubs tentando encontrar seus materiais perdidos em meio aos escombros.

Qual foi a solução mais viável para diminuir os estragos da catástrofe?
Primeiro; encontrar um servidor seguro. Segundo; fazer backup dos arquivos. Terceiro; recorrer aos usuários e tentar reaver os trabalhos perdidos.

Então não foi uma catástrofe, mas sim, uma chuvinha passageira certo?
Errado!

Muitos fansubs vinham passando por problemas de fatores internos e externos. Vale destacar alguns pontos:


Todos os fansubs doam seu tempo num trabalho que não se obtém lucro, logo, fazem por que amam, mas vinham recebendo cobranças como se fossem pagos pelos usuários, essas pessoas, foram denominadas problemas ou "troll”. A solução foi fechar as portas ou utilizar os fóruns fechados, e dessa forma foi feita uma ditadura nos fansubs. Membros denominados troll passaram a ser extintos dos fóruns. Entretanto mimaram certos membros, com acesso vip caso este postasse um número X de comentários.


Os episódios eram semanais e com a queda do MEGAUPLOAD e restruturação dos fansubs em reaver seus arquivos perdidos (algo que levaria tempo), os mimados começaram a cobrar mais. São aqueles mesmos membros anteriores só que agora são super educados na cobrança. O que não contavam era que muitos membros deixariam seus postos achando conveniente parar com seus trabalhos. Os fatores possíveis? Trabalho, estudos e vida pessoal. Lembrem-se, os sites de fansubs pedem doações apenas para manter os servidores ativos para que possamos baixar arquivos.


Entretanto, algumas parcerias também se desgastaram. E alguns trabalhos desses fansubs começaram a ser comercializados por terceiros. A dificuldade de arrumar as RAWS e legenda era enorme além de existir uma falta de comprometimento dos usuários de tentar ajudar os fóruns ou sites na manutenção desse trabalho.


Usuários insatisfeitos com a conduta de alguns fansubs ou fóruns ditatórias, abriram novos  fansubs, entretanto, com os mesmos projetos já finalizados, deixando blogs e afins disponibilizarem seus arquivos para download, viabilizando acesso 'gratuito' aos arquivos.

Isso desgastou muitas equipes que fecharam seus sites, um mês após o Megaupload realmente sair do ar.  Não citarei nomes, mas esses foram fatores decisivos.

Meses depois alguns fanubs se reuniram para discutir formas de combate ao PIPA e SOPA no Brasil e definiram um bom diálogo para um planejamento futuro. Alguns fansubs conseguiram se reerguer e recomeçar seus trabalhos. Outros iniciaram uma nova forma de estratégias para tentar não ter seus arquivos deletados, nomes diferentes, arquivos compactados com senha, etc.


Outros batem cabeça até hoje com os mesmos usuários que fazem cobranças abusivas, reclamações, falta de apoio além das dificuldades com servidores. O Megaupload não só deixou um rastro de destruição como desabrigou grande parte dos usuários. A maioria dos fansubs hoje, pedem cadastros e tem limites de usuários.



Espero que isso tenha servido de lição a todos que guardam arquivos online. Depois que perdemos é quando sentimos falta do que é precioso. Mudar hábitos, guardar nossos projetos e termos um dialogo com os usuários, essa é verdadeira forma de se trabalhar em equipe.


Fica a lição de um grande servidor que morreu, o MEGAUPLOAD

0 comments: